Frente Parlamentar realiza encontro com Ministra chinesa para apresentar projetos brasileiros

Na tarde desta quinta-feira (15/04), o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) reuniu-se com a representante do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da China no Brasil, Ministra Conselheira Shao Yingjun, a assessora Casimira Cui e o empresário gaúcho Paulo Tigre, da ComTigres – Comércio e Representação, Exportação e Importação LTDA. O encontro resulta de mais uma mediação da Frente Parlamentar para favorecer intercâmbios econômicos, empresariais e políticos entre o RS e a China. “A ideia de aproximar nossas nações nas mais diversas áreas é o ideal no nosso trabalho e não esmorece mesmo diante da pandemia já que, mais do que nunca, precisaremos de desenvolvimento e crescimento para recuperar o nosso estado e país”, salientou o parlamentar. Ele lembrou que, em 16 de março passado, participou da solenidade de inauguração de cursos oferecidos pela UFSM em parceria com universidades chinesas. “Queremos cada vez mais nos conhecer e aprofundar as nossas relações com a China”, reiterou.

O empreendedor Paulo Tigre reforçou a necessidade de ampliar os conhecimentos e cultura sobre a China para evitar incidentes diplomáticos como os recentes ocorridos entre o Brasil e a embaixada chinesa. “Estes acontecimentos são ignorâncias das pessoas sobre os saberes e propósitos do povo chinês e do que podemos fazer juntos”, argumentou o empresário. Ele apresentou à ministra 3 projetos que podem despertar o interesse de empresários chineses. O primeiro, sobre logística e infraestrutura, envolvendo o agronegócio; o que trata de calcáreo marinho, usado na produção de ração animal, suplemento humano; e o último sobre reflorestamento. Todos os projetos são privados com aprovação e licenças de órgãos públicos. “Já estamos trabalhando bastante na relação com a China, mas podemos avançar muito mais”, aposta Tigre.

A ministra foi receptiva às propostas e dispôs-se a receber mais detalhes sobre os projetos posteriormente. “São projetos estratégicos. Com certeza iremos aprofundar este assunto diretamente com o Sr. Tigre e buscar empresas chinesas que tenham interesse”, assinalou.

Sobre a disposição da Frente Parlamentar em promover também o intercâmbio cultural com o povo chinês, a Sra. Shao Yingjun destacou que a embaixada promove uma série de seminários on-line sobre diversas temáticas, dos quais poderiam participar representantes da Frente Parlamentar ou demais pessoas sintonizadas com o tema.  Neste sentido, o deputado lembrou que o município de Ijuí realiza uma festa que reúne representantes de todas as etnias que compõem a população gaúcha e que já manifestaram à Frente Parlamentar o interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a cultura chinesa. “Com certeza, ficarão muito felizes em participar destes seminários”, finalizou Jeferson.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

Fonte: Piaui.org.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.