Sonda chinesa Tianwen-1 tira selfies a caminho de Marte

A Administração Nacional Aeroespacial da China (CNSA, em inglês) divulgou imagens da sonda Tianwen-1 no meio da sua rota para Marte. As imagens foram divulgadas no mesmo dia em que a China celebra o Dia Nacional, que este ano é celebrado concomitante ao Festival do Meio Outono.

A Tianwen-1 mostra que está bem e envia seus melhores votos de aniversário à pátria, disse a CNSA em um comunicado à imprensa.

As imagens mostraram a bandeira vermelha de cinco estrelas da China radiante junto ao orbitador dourado e o pousador prateado e o explorador em meio a escuridão do universo.

A bandeira no Tianwen-1, pesando cerca de 144 gramas, tem cerca de 39x26cm, um pouco menor que uma folha A3. Ela foi impressa na sonda com materiais especiais e tecnologia de superimpressão, disse a CNSA.

Esta foi a primeira vez que a Tianwen-1 tirou selfies. As imagens foram capturadas por um sensor de medição separado instalado na parede externa da sonda. Com comandos de controle de solo na Terra, o sensor se separou da Tianwen-1 e tirou uma foto por segundo com suas duas lentes de ângulo amplo. As imagens foram enviadas para a Tianwen-1 via Wi-Fi e depois enviadas para a Terra.

Até a meia-noite de quarta-feira, Tianwen-1 voou cerca de 188 milhões de quilômetros e atualmente está a 24,10 milhões de quilômetros de distância da Terra. Todos os sistemas de sonda estão em boas condições.

A China lançou a sonda de Marte em 23 de julho. Ela deverá completar a órbita, o pouso e a movimentação em uma única missão. Espera-se que a sonda chegue ao planeta vermelho por volta de fevereiro de 2021.

A sonda tirou com sucesso uma foto da Terra e da Lua, e completou duas vezes a correção orbital de meio curso e auto-verificação de múltiplas cargas.

Fonte: CRI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.