CCDIBC na Expo Ijuí 2019

A Câmara de Comércio Internacional e Desenvolvimento do Brasil-China (CCDIBC) cumpre o papel de ser importante “conexão” entre o Brasil e a China, trabalhando para fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre os governos, as empresas e as pessoas, com essa motivação, nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, o Presidente da CCDIBC, Sr. Fabio Hu, seus assessores e diretores,  participaram de importantes eventos promovidos pela Frente Parlamentar Brasil-China no Rio Grande do Sul, nas Cidades de Ijuí-RS e Cruz Alta-RS.

O deputado Jeferson Fernandes, Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, conduziu a comitiva, que partiu da assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto alegre, para a cidade de Ijuí, onde visitaram a EXPO IJUÍ 2019,  e participaram do seminário Brasil – China organizado pela Associação Comercial Industrial de Ijuí (ACI), pela Câmara de Comércio Internacional e Desenvolvimento do Brasil-China (CCDIBC) – Sul, e pela Frente Parlamentar Brasil – China do Rio Grande do Sul.

A Delegação foi recebida pelo prefeito de Ijuí, Valdir Heck e o vice-prefeito Valdir Zardina, que abriram os trabalhos do seminário que teve como principal tema promover a aproximação e o desenvolvimento econômico entre o Rio Grande do sul e a China.

Presidente da CCDIBC, Sr. Fabio Hu fez em seu discurso lembrou  a importância do trabalho e da dedicação das autoridades e empresários presentes, pois o resultado de seus esforços podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas nos dois países.

A organização da EXPO IJUÍ convidou oficialmente, através da CCDIBC, a China para participar da ExpoIjuí Fenadi 2020, e o presidente da Universidade UNIJUI, Sra. Cátia Nehring, assinou um acordo de cooperação científica e tecnológica com CCDIBC.

O sucesso do seminário foi coroado com o convite feito pela organização da EXPO IJUÍ, através da CCDIBC, para a China para participar da ExpoIjuí Fenadi 2020, e o presidente da Universidade UNIJUI, Sra. Cátia Nehring, assinou um acordo de cooperação científica e tecnológica com CCDIBC.

Na coletiva de imprensa realizada na manhã seguinte, 18-10, o Presidente Fabio Hu lembrou que o Rio Grande do Sul tem reconhecidamente um grande potencial na produção de alimentos, e que  já comercializa uma grande quantidade de grãos para a China, mas que empresas chinesas estão dispostas a buscar mais cooperação e comercializar outros  tipos de produtos com Estado, abrindo oportunidades de negócios e investimento.

Em seguida a comitiva dirigiu-se a Cruz Alta, onde foram recebidos pelo prefeito Vilson Roberto, que acompanhado de empresários e da universidade local demostraram, em evento organizado pela prefeitura, o grande potencial da infraestrutura na cidade de Cruz Alta em educação, desenvolvimento industrial e agrícola, e logo analisaram as possibilidades de cooperação promovendo investimentos, intercâmbios acadêmicos e desenvolvimento tecnológico.

Fabio disse que a Câmara de Comércio definitivamente explorará uma cooperação mais profunda não apenas com cidade de Cruz Alta, mas com todo o Rio Grande do Sul, e aproveitou para convidar a todos participarem do grande evento de encerramento do ano de 2019 da CCDIBC a ser realizado em São Paulo no dia 12-12-19, com a participação do Ministro Paulo Guedes, empresários e investidores chineses e os players com interesses no mercado Brasil – China.

No final do encontro a Prof. Wu Guiqiu cantou, com emoção, uma música chinesa, arrancando elogios e aplausos da plateia.

Participaram da comitiva, além do Presidente Fábio Hu, Ulisses Vega, Diretor de Relações Institucionais, Wang Ying, Secretaria da Câmara, Paulo Tigre, Presidente da CCDIBC-Porto Alegre, Jorge Burmann e Umberto Maciel, Vice-Presidente da Câmara-Porto Alegre, Wu Gui Qiu, professora do Instituto Confúcio-São Paulo, Guo Xiao Tong, estudante de intercâmbio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Comunicação da China.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *