Xi Jinping fala sobre 70º aniversário da fundação da República Popular da China

Meus compatriotas,

Camaradas, amigos:

Hoje, nos reunimos solenemente para celebrar o 70º aniversário da fundação da República Popular da China. Neste momento, o povo de todos os grupos étnicos e os chineses no território nacional e no exterior estão muito felizes, orgulhosos de nossa grande pátria, e sinceramente abençoam nossa grande pátria.

Aqui, em nome do Comitê Central do Partido Comunistada China, da Assembleia Popular Nacional, do Conselho de Estado, do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e da Comissão Militar Central, exprimo minha profunda gratidão a todos os antecessores revolucionários e mártires que estabeleceram feitos imortais para a independência nacional e a libertação do povo, bem como para a prosperidade efelicidade do país. Felicitações calorosas ao povo de todas as etnias e compatriotas patrióticos em território nacional e no exterior. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos aos amigos de todo o mundo que se preocupam e apoiam o desenvolvimento da China.

Há 70 anos, o camarada Mao Zedong declarou solenemente a fundação da República Popular da China, e o povo chinês ergueu-se. Este grande evento mudou completamente o trágico destino do povo pobre, fraco e intimidado da China ao longo dos últimos cem anos. A nação chinesa embarcou em um grande trajeto para realizar o grande rejuvenescimento.

Nos últimos 70 anos, o povo de todos os grupos étnicos na China tem trabalhado em conjunto com um só coração e uma só mente e feito grandes realizações que surpreendem o mundo. Hoje, a China socialista está firmemente no oriente do mundo. Nenhuma força pode abalar o status da nossa grande pátria, e nenhuma força pode parar o progresso do povo chinês e da nação chinesa.

No trajeto a seguir, devemos aderir à liderança do Partido Comunista da China, priorizar a posição do povo, defender o caminho socialista com características chinesas, implementar plenamente a teoria básica do partido, alinha básica e estratégia básica, bem como satisfazer constantemente o desejoda população por uma vida melhor, e constantemente criar uma nova grandeza histórica.

No trajeto a seguir, temos de aderir à política de “reunificação pacífica e de um país, dois sistemas”, manter a prosperidade e a estabilidade a longo prazo, promover o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan, unir todos os chineses e continuar a lutar pela plena reunificação da pátria.

No trajeto a seguir, devemos aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico, prosseguir com a estratégia de abertura de benefício recíproco, e continuar a trabalhar com os povos de todo o mundo para promover a construção de uma comunidade de destino compartilhado da humanidade.

O Exército de Libertação Popular e a Força da Polícia Armada devemsempre manter a natureza, o propósito e a missão das forças populares, e salvaguardar resolutamente a soberania nacional, segurança e os interesses de desenvolvimento, além de salvaguardar resolutamente a paz mundial.

Camaradas e amigos!

O passado da China foi escrito nos anais da humanidade. O presente da China está sendo construído pelas mãos de milhões de pessoas. O futuro da China será certamente melhor. Todo o partido, todo o exército e o povo de todos os grupos étnicos devem unir-se mais estreitamente. Devemos manter-se fiel à  aspiração inicial e ter sempre em mente a nossa missão, continuar a consolidar e desenvolver a nossa República Popular, e continuar a lutar pela realização da meta dos”dois centenários” e realizar o sonho chinês do grande rejuvenescimento da nação chinesa.

Viva a grande República Popular da China!

Viva o grande Partido Comunista da China!

Viva o grande povo chinês!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *