Assembleia gaúcha realiza seminário Construção da Estratégia Brasil/China no Sul

Evento foi promovido pela Frente Parlamentar Brasil/China do Legislativo gaúcho e reuniu diversos segmentos comerciais

Dando continuidade à aproximação comercial entre o China e o Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar Brasil/China do Legislativo gaúcho realizou o seminário “Construção da Estratégia Brasil/China no Sul”. O evento ocorreu nesta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do RS, reunindo representantes do parlamento e do executivo, empresários, cooperativas e entidades da agricultura familiar, em preparação para o estabelecimento de relações comerciais mais vigorosas.

O seminário é um passo a mais na construção da relação entre os países e vem demonstrar à sociedade a pluralidade do movimento, afirmou o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que é presidente da frente e mediou a atividade. Durante o seminário, o parlamento assinou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), visando aprimorar as relações entre o Brasil e a República Popular da China. A assinatura foi realizada pela 1ª vice-presidente da Casa, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), e pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann. Conforme o reitor Paulo Burmann, o objetivo é criar núcleos de pesquisa e desenvolvimento associados às ações que possam fomentar o comércio entre os dois países.

Ainda durante o evento, o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fabio Hu, recebeu a medalha da 55ª Legislatura de Jeferson Fernandes. Além de prefeitos, representantes do governo do Estado, da Famurs, de cooperativas e de entidades da agricultura familiar, empresários e autoridades ligadas ao tema, também estiveram presentes os deputados Valdeci Oliveira (PT), Frederico Antunes (PP), Ernani Polo (PP), Gerson Burmann (PDT), Elton Weber (PSB), Fernando Marroni (PT), Gilberto Capoani (MDB) e Fábio Branco (MDB).

Aproximação 

Entre os dias 20 de maio e 1º de junho deputados, sindicalistas, vereadores, empresários, pesquisadores e lideranças do interior gaúcho foram em missão ao país asiático para avaliar as reais possibilidades do estreitamento das relações. Um dos principais segmentos beneficiados pela aproximação são os pequenos agricultores. Os investimentos chineses têm como foco produtos alimentícios como verduras, hortaliças, carnes e lacticínios. “Os chineses têm sido os maiores investidores no Rio Grande do Sul, e nós não queremos ficar só na exportação de soja. Nós queremos que tenha uma ampliação de negócios”, explicou o deputado Jeferson Fernandes no lançamento de frente, em março de 2019. No seminário, Fernendes também saudou a presença mais significativa dos empresários gaúchos.

Assembleia gaúcha realiza seminário Construção da Estratégia Brasil/China no Sul

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2019/08/12/assembleia-gaucha-realiza-seminario-construcao-da-estrategia-brasilchina-no-sul/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.