Políticas tarifárias dos EUA são medidas hegemônicas, diz economista chinês

A nova rodada de medidas tarifárias dos Estados Unidos destinadas aos produtos chineses no valor de US$ 200 bilhões é uma ação ao mesmo tempo unilateral e hegemônica, disse ontem (18) o ex-vice-ministro chinês das Finanças, Zhu Guangyao. O economista falou durante o seminário do relacionamento comercial entre China e Estados Unidos realizado em Bruxelas, capital belga.

Zhu Guangyao disse que a economia global mantém uma positiva tendência de desenvolvimento. No entanto, o unilateralismo, o protecionismo comercial e o nacionalismo prejudicam as perspectivas da economia mundial.

De acordo com ele, a China é participante, construtora, defensora e contribuidora do sistema econômico internacional e até do sistema internacional contemporâneo. O país desempenha, portanto, um papel positivo e importante no cenário mundial.

Zhu Guangyao lembrou que o atual sistema econômico internacional foi construído após a Segunda Guerra Mundial sob as propostas dos EUA. No entanto, Washington está causando profundos danos ao sistema construído por si próprio, disse Zhu Guangyao.

 

Tradução: Li Jinchuan

Edição: Rafael Fontana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.