Uma nova China, uma nova Câmara

 

 

Fabio Hu
Empresário, Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Brasil-China

O Brasil tem uma relação com a China que muitos brasileiros desconhecem. Muitos pensam ainda no Brasil que a China não é um bom parceiro e que o Brasil compra produtos de baixa qualidade e vende soja e minério de ferro.

Muito deste pensamento decorre de uma realidade nacional, que não tem nada a ver com a China, ou com qualquer país que tenha negócios com o Brasil.

O Brasil vende seus produtos e os países compram. É uma máxima comercial milenar.

Poucos brasileiros sabem que as relações Brasil-China são boas para ambos. Vamos imaginar quem no mundo poderia absorver as vendas do Brasil em minério de soja, por exemplo? Quantos empregos geram esta cadeia produtiva? O que elas representam para a balança de pagamento?

A China é a maior compradora e investidora do Brasil, na atualidade. E já atua no Brasil com várias de suas empresas, em vários setores, gerando emprego aqui e mais renda para o país. E não se limita a soja e minério. Há muitas parcerias tecnológicas.

Por isso um desafio prioritário é aproximar mais ainda os brasileiros e chineses. E para esta tarefa é necessária uma nova postura no relacionamento entre os dois países.

Dessa forma, a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), da qual sou o presidente, e que atua desde 2002, com vários serviços prestados para o desenvolvimento dos negócios, entra numa nova fase e planejamento.

Nosso objetivo é criar um grupo forte de empresas dos dois países, com foco claro em projetos. Em auxiliar nas tratativas para novos negócios.

Nossa nova missão:

Promover uma Nova Rota Brasil-China com foco na inovação e na tecnologia para o desenvolvimento mútuo, geração de emprego e renda. E na aproximação das culturas e de seus povos. Buscar intercâmbios com base em projetos e resultados concretos. Nas esferas públicas e privadas. Ser uma nova Estrada, dentro de um novo Cinturão que engloba uma nova estrutura de progresso, crescimento e desenvolvimento”.

Nossa visão:

O Brasil e a China são parceiros estratégicos e possuem complementariedades nas suas relações comerciais e culturais. Podem e devem aumentar essa aproximação para o bem de seus povos”.

Nossos valores:

Criar um ambiente de negócios que tenha como premissas a sustentabilidade, a atenção para o meio ambiente, a troca de experiências, a parceria mútua, a geração de resultados práticos, a consolidação de uma nova forma de desenvolvimento, com bons resultados para ambos, dentro de um contexto de inovação e empreendedorismo, com planejamento e metas.”

Com esta nova Missão, novos Valores e Visão, a CCDIBC inaugura esta nova fase, pois tem claro que a conjunta favorece um novo patamar para as relações Brasil-China.

Nosso objetivo é envolver estes parceiros e dar a estrutura necessária para que esse patamar seja alcançado.

Então convido a todos os empresários, as autoridades dos dois países para participar desta nova era e rota dos negócios.

Viva o Brasil! Viva a China!

 

 

Empresário, Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China
Empresário, Presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.