Chineses em todo o país celebram o 68° aniversário da República

O dia 1º de outubro deste ano marca o 68° aniversário da fundação da República Popular da China. O feriado do Dia Nacional desencadeou celebrações nos últimos dias em cidades de todo o país, período conhecido como a Semana Dourada na China. Este ano, os chineses celebrarão no dia 4 de outubro a Festa de Meio Outono, uma das mais tradicionais cerimônias familiares. Por isso, o feriado se prolonga durante oito dias. Muitas pessoas aproveitam as férias para viajar ou reunir-se com a família.

Na manhã de ontem, foi realizada em atmosfera solene uma cerimônia de hasteamento da bandeira nacional na Praça Tiananmen, em Beijing. Mais de 100 mil pessoas das diferentes regiões do país assistiram à cerimônia na Praça da Paz Celestial para celebrar o aniversário da pátria.

O Partido Comunista da China (PCCh) convocou seu primeiro Congresso em julho de 1921, em Shanghai. Por ocasião do Dia Nacional, uma cerimônia de hasteamento da bandeira também foi realizada no lugar da reunião.

As diversas províncias e regiões da China também realizaram uma série de atividades culturais para celebrar o 68° aniversário de fundação da República Popular da China. Crianças em escolas primárias e jardins-de-infância expressaram seu amor pelo país ao participar de performances artísticas. Em Fuzhou, capital da província de Fujian, sudeste da China, rostos alegres dos cidadãos foram exibidos na tela do LED em uma grande praça.

Várias universidades promoveram corridas nos campus, sob o tema do Dia Nacional. Shows de luz também foram projetados nos edifícios mais conhecidos de Beijing, Guangzhou, Shanghai, Xi’an e outras grandes cidades do país. Uma série de atividades folclóricas em parques também atraiu a atenção dos turistas.

A Semana Dourada representa sempre um boom de turismo e visita aos familiares todos os anos. De acordo com as estatísticas da Administração Estatal de Turismo da China, o número de turistas atingirá 710 milhões durante o feriado de oito dias, criando uma receita de 590 bilhões de yuans. A cifra é cerca de 10% maior que a verificada no mesmo período do ano passado. Segundo a previsão da Academia de Turismo da China, mais de 6 milhões de chineses viajarão para o exterior durante o feriado.

A Companhia de Ferrovias da China também prevê um novo recorde de passageiros. Quase 15 milhões de bilhetes de trem já foram vendidos. A empresa acrescentou 569 trens em todo o país à sua rede ferroviária para atender à demanda no primeiro dos oitos dias de feriado do Dia Nacional e do Festival de Meio Outono. No último sábado, a rede ferroviária transportou 12,52 milhões de pessoas em todo o país, um aumento anual de 9,8%. A empresa prevê que 130 milhões de bilhetes sejam vendidos nos 11 dias imediatamente após o dia 28 de setembro.

Tradução: Zhao Yan

Edição: Rafael Fontana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *